Revista Sucesso

Atualizado em 27/02/2018

Educação

Família: como praticar a educação financeira em casa?

Como praticar a educação financeira em casa, com adultos, idosos e crianças?

Da redação


A falta de educação financeira levou 61,3% das famílias brasileiras a terminar janeiro endividadas e 25%, inadimplentes, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Como praticar a educação financeira em casa, com adultos, idosos e crianças?

“A mudança individual é importante, mas de pouco adianta se todos da família não estiverem envolvidos. Para praticar a educação financeira em casa, comece diferente: reúna todos e converse sobre os sonhos”, orienta Reinaldo Domingos, doutor em Educação Financeira.

A reunião, segundo o PhD em Educação Financeira, não é para sentarem em volta da mesa, em um clima quase que fúnebre, para falar sobre cortes de gastos. “Isso não vai dar certo!”, orienta.

“Chame todos para uma celebração, em um ambiente leve, e inclua as crianças e os idosos. O grande objetivo do encontro será falar de sonhos, objetivos ou metas – do que preferirem chamar – tanto individuais quanto coletivos, de toda a família”, afirma.

Assim, juntos podem começar a pesquisar as opções, preços, condições de pagamento, alternativas, enfim, reunir o máximo de informação possível sobre o que é preciso para conquistar seus sonhos.

“Em seguida, tracem um planejamento financeiro embasado e eficiente. Só então é que falarão sobre reajustes nos gastos diários dentro e fora de casa, até porque, agora fica mais fácil se conscientizar e manter foco, uma vez que todos possuem propósitos bem definidos”, orienta Domingos.

A partir daí tudo fica mais simples e leve. “Os dias de frustração por não conseguir guardar dinheiro e nem realizar sonhos estão contados, pode acreditar”, afirma. 

 Papel da família




É fato que a maioria da população não foi educada financeiramente, nem no ambiente escolar, nem em casa; e isso faz com que boa parcela das pessoas acabe não sabendo administrar seus recursos e conquistar seus sonhos. 

Mas chegar ao status de família educada financeiramente, realizada e independente não é algo de outro mundo e nem tão difícil, segundo Domingos.

“Basta ter força de vontade e disciplina, buscar conhecimento e ter o apoio da família. Acredite, é muito mais fácil traçar objetivos e cumpri-los quando as pessoas que estão ao nosso redor estão com o mesmo foco. Um ajuda o outro”, diz.

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros  e da DSOP Educação Financeira. Autor de diversos livros sobre o tema, como o Terapia Financeira.

 

 

Educação financeira, financeiro, economia, administração, editora sucesso, revista sucesso
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Leitura na adolescência estimula a criatividade...
  2. Aprimorar os conhecimentos estudando em casa é...
  3. UNICEF alerta para o risco de aumento do trabalho...
  4. Como a escola pode contribuir para conter a...
  5. Férias escolares, os riscos de acidentes e como...